Terça-feira, 21 de Setembro de 2010

Regresso às aulas e ao "english time"





Mais um ano lectivo a arrancar "and we are back"!





Novos rostos irão dar a cara pelo Projecto de Sensibilização ao Inglês da ANAE, neste caso, os estagiários António Nunes e Suéli Anunciação.





Daremos continuidade a este blog, e sempre que possível, quiçá, dentro em breve, colocaremos novidades.





Até lá, bye bye e bom ano lectivo 2010/ 2011!





See you soon







Kisses, António e Suéli

Os fantoches do english time 2010/ 2011

Os fantoches do english time 2010/ 2011
King Joe & Jack

As primeiras visitas do Rei Joe e do Mocho Jack

No dia 27 de Setembro, Joe e Jack, os fantoches de nacionalidade inglesa que ajudam os estagiários António e Suéli, começaram a sua grande aventura pelos Jardins-de-Infância do concelho das Caldas da Rainha.

Com muitos kilómetros percorridos, salas visitadas e sorrisos vislumbrados, a saga destes "teachers" acaba de começar...

Nesta primeira semana, Joe e Jack tiveram a oportunidade de se apresentarem, e de darem o "Hi! Hello" aos meninos de todo o concelho. Além disso, ainda incentivaram as crianças a apresentarem-se em inglês, através do diálogo fantoche / crianças, o fantoche perguntava: "What is your name?", ao qual as crianças teriam de responder "My name is...".

Entre a brincadeira e a aprendizagem, muita música soou nas paredes das salas: "Good morning everyody, Hello and how are you?" ; "Good bye, good bye to you"


See you next week

Love, António e Suéli (and Joe and Jack too) :-)

Dado usado no jogo de apresentação

Dado usado no jogo de apresentação

Jogo de apresentação do King Joe

O nosso amigo King Joe trouxe um cubo de esponja. A criança que estivesse a segurar o cubo apresentava-se (em inglês) dizendo "hello, my name is ..."

Cartões de Identificação de Algumas Crianças

Cartões de Identificação de Algumas Crianças

Eis o cartão de identificação de uma das crianças.

Os Registos das canções do Good Morning e Good Bye

Os Registos das canções do Good Morning e Good Bye

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Família - Family


Com o Natal quase a chegar começámos por conversar sobre a família, e que melhor família para introduzir o tema do que a dos nossos fantoches.




As crianças ficaram a conhecer a mãe (mother), pai (father), irmão (brother), irmã (sister) e o irmão bebé (baby brother) das mascotes (Johnny e Mac), que estão a viver no Reino Unido:


retirado de: http://teacherslove.blogs.sapo.pt/ (adaptado)

Cantámos ainda uma lenga-lenga usando a mão como suporte:




This is my father


This is my mother


This is my brother tall


This is my sister


This is my baby


Oh how I love them all



Até breve!

domingo, 22 de novembro de 2009

Time to calm down

Nos momentos em que o grupo está mais agitado, tal como quando nos preparamos para contar/ouvir uma história, cantamos esta música:




segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nuts, Nuts, Nuts

As sessões de inglês também entraram no espírito do São Martinho...

Em algumas salas contou-se a lenda de São Martinho, em inglês. Noutras salas foram as crianças que contaram à sua mascote esta lenda e tudo o que fazem nesta altura do ano. Isto porque as mascotes chegaram há pouco tempo do Reino Unido não conheciam esta tradição. Tentámos que a moral da história estivesse bem explícita e a partir daí introduzir uma outra história que permitiu também explorar alguns dos frutos do Outono.

"Nuts, Nuts, Nuts" conta a história de um pequeno esquilo, muito comilão, que certo dia tem de abdicar de comer todas as nozes, castanhas, avelãs... (nuts) que encontra e guardá-las e partilhá-las com a sua avó já velhinha. As crianças não só ouviram a história como ajudaram no seu reconto, manipulando os fantoches criados para o efeito. Esta história, na sua versão original, pode ser lida e ouvida em http://www.bbc.co.uk/cbeebies/fimbles/stories/nutsnutsnuts/.

A ideia de ajudar o próximo esteve também presente com a introdução da pequena lenga-lenga "Itsy, bitsy, spider", que todos tivemos de ajudar a pequena aranha a subir, subir, subir...

A lenga-lenga e a sua dramatização pode ser vista no vídeo.

Até breve


sábado, 7 de novembro de 2009

Halloween

Para festejar o Halloween fizemos uma pausa na exploração do Outono.

As crianças "mascararam-se", pregaram sustos, pediram "doce ou partida"... tudo na língua das suas mascotes, Mac (Catarina) e Johnny (Mónica) que também se mascararam a rigor para a ocasião. As crianças mascararam-se de Pumpkin (abóbora), Ghost (fantasma) ou de Spider (aranha):

retirado de: ClipArt


retirado de: ClipArt (adaptado)


retirado de: http://familyfun.go.com/

Foram sessões muitos divertidas e muito "assustadoras". E para receber um doce todos tiveram de trabalhar e de "bater" à porta com a ajuda de uma canção:






Agora, com as máscaras já arrumadas até ao próximo ano o trabalho continua.

Até breve.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Autumn

Depois das apresentações feitas começámos a falar sobre a estação em que nos encontramos: O OUTONO.




A história escolhida foi “The Anxious Leaf”


Once upon a time a little green leaf was heard to cry
And the tree said, "What is the matter, little green leaf?" And the leaf said, "The wind just told me that one day it would pull me off and throw me down on the ground!"
And so the tree said to the leaf, "Don’t be afraid. Hold on tightly, and you shall not go till you want to."
And so the leaf stopped crying.
Every time the tree shook itself, the little leaf danced up and down merrily, as if nothing could ever pull it off.
And so it grew all summer long, till October.
When the bright days of autumn came the little leaf saw all the leaves around becoming very beautiful. – Yellow, red and brown
The tree said, "All these leaves are getting ready to fly away, and they have put on these beautiful colours because they’re happy."
The little leaf began to want to go, too, and grew in a red beautiful colour
Just then a little puff of wind came, the leaf let go, the wind took it up and turned it over and over… and then it dropped gently down

The End

Green leaf
retirado de: http://timclifford.wordpress.com/


Yellow leaf
retirado de: http://www.exploringnewengland.com/index.html


Red leaf
retirado de: http://glubbleparents.ning.com/

Brown leaf
retirado de: http://www.ahc.sa.gov.au/site/page.cfm?u=100


Tree
retirado de: http://www.casaconhecimento.com.br/blog/

Wind
retirado de: http://www.edupics.com/



Conseguimos também representar esta história com os grupos, o que foi um sucesso!


Para terminar cantámos a canção, que alguns já conheciam, "Autmn Leaves are falling down" (que também nos permitiu abordar algumas cores).